Playstore x
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.athos.Cordial
Applestore x
https://apps.apple.com/br/app/cordial/id1437161138
Blog -

Vizinhos barulhentos: O que diz a legislação?

Vizinhos barulhentos: O que diz a legislação? Morar em um condomínio traz consigo uma série de vantagens, mas também pode apresentar desafios, especialmente quando se trata de lidar com vizinhos barulhentos. O excesso de barulho pode afetar negativamente a qualidade de vida dos moradores e causar desconforto em seu próprio lar. O que diz a Legislação? Vizinhos barulhentos: a legislação brasileira aborda a questão do barulho excessivo de forma abrangente, com regulamentos específicos tanto em Ler mais…

Pets em condomínio: dicas para uma boa convivência

Pets em condomínio  Pets em condomínio são sempre um assunto muito importante a ser discutido no mundo condominial. Eles são motivo de alegria para grande parte das famílias e podem ser até mesmo considerados membros da sua. As regras variam de condomínio para condomínio, mas, no geral, as normas liberam, desde que não incomodem o próximo, e o que prevalece é a famosa “lei do bom senso”. Porém, o que diz a lei sobre pets Ler mais…

Prevenção de incêndios em condomínios: manutenção de equipamentos críticos

Em meio às complexidades da vida urbana, a segurança predial é uma prioridade inegociável. Um dos maiores riscos enfrentados por edifícios é o incêndio, muitas vezes desencadeado por falhas em equipamentos essenciais. Neste blog, exploraremos a importância da prevenção de incêndios em condomínios através da manutenção regular de equipamentos críticos. Afinal, a segurança começa com a prevenção. Identificação de equipamentos críticos para identificação de equipamentos críticos: O primeiro passo para a prevenção de incêndios é Ler mais…

Assembleias Ordinárias e Extraordinárias, o que são?

Assembleia Ordinária A assembleia ordinária é uma reunião obrigatória que deve ser realizada pelo menos uma vez por ano, até o dia 15 de dezembro. Ela é convocada pelo síndico e visa: A assembleia extraordinária é uma reunião convocada pelo síndico ou por condôminos que representem pelo menos 25% das unidades autônomas. Ela pode ser convocada para deliberar sobre qualquer assunto que não possa ser resolvido em assembleia ordinária, como: As despesas ordinárias são de Ler mais…

Qual é a função da contabilidade? Como funciona ?

Muitas pessoas acreditam que a contabilidade tem como única função efetuar a declaração anual de imposto de renda, quando na verdade se trata de uma das ferramentas mais completas, na área de planejamento e estratégia financeira utilizadas na sociedade moderna. Nesse pequeno artigo remeteremos aos primórdios para, aos fundamentos, para sedimentarmos uma noção de como funciona o pensamento contabil.A contabilidade é uma das ferramentas para a tomada de decisão por parte dos stakeholders (partes interessadas), Ler mais…

Sua festa incomoda seu vizinho ?

Utilizar o Salão de Festas/Churrasqueira dos condomínios são uma ótima maneira de comemorar ocasiões especiais com família e amigos. No entanto, é importante seguir algumas regras para evitar problemas com os demais moradores. Faça o agendamento prévio. A maioria dos condomínios possui um cronograma de reservas para o salão de festas. É importante reservar o local com antecedência, para evitar conflitos com outros moradores. Prepare uma lista de convidados. É de extrema importância informar ao síndico/porteiro, o Ler mais…

Energia Injetada, o que é?

Energia injetada, o que é? Energia injetada é a energia gerada por um sistema de energia solar fotovoltaico e que é injetada na rede elétrica da concessionária. Essa energia pode ser utilizada por outros consumidores da rede, ou mesmo pelo próprio consumidor do sistema fotovoltaico em um momento posterior. A energia injetada é contabilizada por um medidor bidirecional, que registra tanto a energia consumida quanto a energia injetada na rede. A energia injetada é então Ler mais…

Destituição de Sindico, quando pode ocorrer?

A destituição do síndico pode ocorrer quantas vezes forem necessárias, desde que seja realizada de acordo com a lei e o regimento interno do condomínio. A lei prevê que a destituição do síndico pode ser feita por assembleia geral, convocada especificamente para este fim, com a presença de, no mínimo, dois terços dos condôminos. Para que a destituição seja aprovada, é necessário o voto da maioria dos presentes. O regimento interno do condomínio pode prever Ler mais…

Barulho em condomínios, de quem é a responsabilidade?

A responsabilidade pelo barulho em condomínios é do condômino ou morador que o cause. O Código Civil (art. 1.277) determina que o proprietário ou possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha. O barulho excessivo pode ser considerado uma perturbação da tranquilidade e da saúde pública, e pode ser enquadrado como crime ou Ler mais…

Você sabe o que é uma garantidora de crédito para condomínios?

Uma garantidora de crédito para condomínios é uma empresa que oferece uma garantia para o pagamento das taxas condominiais. Isso significa que, se um condômino atrasar o pagamento das taxas, a garantidora pagará ao condomínio em seu lugar. A garantidora então cobrará o condômino pelo atraso, com juros e multas. Existem vários benefícios em contratar uma garantidora de crédito para condomínios. Primeiro, pode ajudar a garantir que o condomínio receba o pagamento das taxas condominiais Ler mais…