Playstore x
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.athos.Cordial
Applestore x
https://apps.apple.com/br/app/cordial/id1437161138
Previsão Orçamentária -

Já ouviu falar em previsão orçamentária e para que serve? É o planejamento financeiro, onde provisiona os valores a serem gastos para manter o condomínio, como: portaria/zeladoria/limpeza, seguro obrigatório, concessionárias (energia, luz, telefone, gás), administrativas (remuneração ou isenção do síndico, tarifas bancárias, material de escritório, certificado digital, DIRF, cópias/impressões em geral, administradora) e manutenções necessárias/obrigatórias (extintores, limpeza caixa d’água, dedetização/desinsetização, piscina, jardinagem, manutenção geral, material de limpeza). Ela é preparada a partir da média das despesas, que geralmente é compreendido de janeiro a dezembro do ano anterior.

Com base na média das despesas, aplica-se os reajustes necessários em cada conta contábil, como por exemplo: dissídio da categoria das empresas terceirizadas de portaria e limpeza, índices de reajustes dos contratos, reajustes anuais das concessionárias públicas e das contas de administrativas e de manutenção.

Feita essa análise, chega-se no valor necessário para o síndico trabalhar no próximo exercício e manter a manutenções e obrigações do condomínio em dia. A previsão orçamentária determina o valor da taxa de condomínio que na maioria das vezes é calculada pela fração ideal. Após elaborada, ela é levada para apreciação e aprovação da Assembleia.

O futuro é incerto, por isso, até a inadimplência precisa ser prevista para o próximo ano, para isso, o modo mais fácil e seguro é calcular a média entre as taxas de inadimplência e incluir no rateio.

O previsto x realizado deve ser analisado mês a mês, uma vez que se trata de previsão e caso haja intercorrências no meio do caminho, o síndico irá avaliar se será necessário convocar nova assembleia para discutir o assunto ou se será possível aguardar até a próxima.

E você síndico, está atento a previsão orçamentária do seu condomínio?


0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *