O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR UM SÍNDICO PROFISSIONAL
- Organização e planejamento
A organização é fundamental, pois o cargo exige o controle de diversas planilhas, prestação de contas, pagamentos, além do trato diário com vários tipos de documentos. É fundamental que o mesmo saiba lidar e cumprir rigorosamente os prazos estabelecidos para suas tarefas.
- Possuir senso de liderança
Essa é, provavelmente, uma das principais características para se tornar um bom síndico profissional. Isso porque frequentemente precisará liderar e gerir não apenas o condomínio, como as pessoas que nele residem, além de funcionários e prestadores de outros serviços.
- Ter uma boa comunicação
O síndico é a pessoa que tem contato com inúmeras pessoas diariamente, incluindo condôminos, funcionários, visitantes, entre tantas outras.
Ou seja, se você deseja ser um bom síndico profissional, deve saber comunicar de forma clara e objetiva.
- Zelar pela manutenção do condomínio
Para se tornar um profissional exemplar seja proativo e esteja sempre atento às necessidades do condomínio, incluindo as questões relacionadas à manutenção do espaço como um todo e em especial área comum.
- Saber mediar conflitos
Além de saber lidar com a parte administrativa e financeira, o síndico profissional ainda tem que ter tino para negociação, principalmente ao saber como e quando interferir e agir diante dos conflitos que possam existir entre moradores, ou entre moradores e funcionários.
Fato é que o síndico é como o prefeito de uma pequena cidade e deve agir de acordo com a grandeza de seu cargo em todas as situações. Assim, fica claro o porquê é tão importante investir em capacitação, além de ferramentas e aplicativos que facilitem o dia a dia deste profissional.
2 comentários
Reabertura das áreas comuns e lazer em condomínios, simples #SQN! - · Setembro 9, 2020 às 12:58 pm
[…] se podemos dar qualquer dica aos nossos colegas síndicos e presidentes das associações é que sejam fortes, abram suas áreas somente quando estiverem […]
Intervalo entre assembleias? Tempo de mandato do síndico? Afinal quem criou essas regras? - · Outubro 6, 2020 às 6:31 pm
[…] Nós, profissionais do ramo, somos rotineiramente indagados sobre quem criou essas e inúmeras outras regras existentes para cada condomínio. No que refere-se principalmente as assembleias de entrega dos empreendimentos, os condôminos não concordam com determinados procedimentos que obrigatoriamente devemos adotar para consolidar aquele rito. E sempre vem as perguntas e consequentes indignações: “Mas quem criou essa regra?”, “Nós não votamos isso!”, “Porque a administradora está fazendo desta forma se no outro condomínio que resido, não é assim?”, “Qual tempo de mandato do sindico”. […]