A utilização de WhatsApp nos condomínios é uma ferramenta extremamente comum apesar de por vezes não ser utilizada da forma mais pacífica e objetiva possível. Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, essa ferramenta trouxe diversas vantagens como agilidade, fácil acesso e o melhor de forma gratuito! Obviamente, não devemos esquecer que a comunicação é um fator fundamental para que os habitantes do condomínio convivam harmonicamente. Este recurso permite que diversas questões sejam divulgadas e resolvidas de forma ágil e ainda com a oitiva da opinião da massa condominial. O objetivo deve ser sempre integrar e tornar acessível as informações. Aquela velha história do desafio em se viver em comunidade também será encontrado no grupo de whatsApp. Pessoas com opiniões completamente diferentes, hábitos dispares e com uma forma de comunicar nem sempre amigável.
Caso o síndico faça parte do grupo e seja o administrador, é extremamente recomendável que rotineiramente ele poste regras para a utilização. Além das regras o administrador deve inserir o objetivo do grupo e informar o que pode ou não pode ser inserido no grupo. Um grande exemplo é quando os moradores utilizam o grupo para postar reclamações de um portão quebrado, um local não limpo adequadamente e demais situações. Caso não tenha sido a forma fixada pelo condomínio, o grupo não é o local adequado para formalização dessas reclamações. Caso o condômino não tenha se atentado ao regramento e permaneça com essas solicitações, o mesmo não receberá o retorno esperado e associará que o síndico não está cumprindo com o seu papel de gestor.
Importante ainda não esquecer que não se deve de forma alguma permitir temas polêmicos, ou seja, aqueles que versam sobre política, religião, pornografia, futebol, etc. Obviamente palavrões, palavras de baixo calão, nudez e linguagem agressiva também não devem ser admitidas.
Assim, o whatsApp mesmo sendo uma instrumento eficaz não deve ser utilizado como única forma de comunicação visto que mesmo alcançando uma popularidade incontestável, muitas vezes não irá atingir a todos. Assim, recomenda-se fortemente que sejam mantidos as formas clássicas de comunicação, sejam elas: murais, circulares entre outros.
Caso você opte por participar de grupos de whatsApp do seu condomínio, apontamos algumas dicas importantes:
– Não repasse mensagens/fotos de bom dia, boa tarde, correntes, orações etc;
– Se atente aos assuntos que atinjam a coletividade, não tome partido de situações pessoais;
– Cuidado ao divulgar boatos, só propague o que de fato tenha absoluta certeza e se for de interesse ao coletivo condominial;
– Seja educado! Trate os outros como gostaria de ser tratado;
– Caso queira anunciar a venda de algum serviço ou produto se informe se essa política é permitida.
0 comentários