É arriscado afirmar, mas muito provavelmente 9 entre 10 síndicos já passaram por dificuldades de conseguir membros para formar a Brigada de Incêndio do condomínio.
Muitas vezes as pessoas se esquivam da participação pois não entendem a importância que este treinamento representa para o mesmo. Conceitualmente, a Brigada de Incêndio é um grupo formado por voluntários, que receberam a capacitação necessária para atuar prevenindo, abandonando um local, e combatendo situações, em casos de incêndio. Este grupo recebe também a capacitação de prestar primeiros socorros básicos.
O número de participantes deste grupo será calculado levando-se em conta alguns requisitos preceituados pelo Corpo de Bombeiros, como por exemplo: número de pessoas que transitam/residem no condomínio, tamanho do condomínio, entre outros. Existem alguns critérios básicos para participação, sendo eles:
- Permanência na edificação;
- Preferencialmente possuir experiência como brigadista;
- Boa condição de saúde e física;
- Possuir conhecimento das instalações do condomínio;
- Possuir responsabilidade legal;
- Ser alfabetizado.
Caso os candidatos não atendam a totalidade desses requisitos, serão escolhidos aqueles que atendam o maior número.
É necessário que os participantes frequentem o curso que terá duração mínima de 4 horas e máxima de 12 horas conforme estabelecido na Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
O curso tem como objetivo trazer aos alunos conhecimentos básicos, e apesar do curso ter como foco que esses ensinamentos sejam aplicados em uma área específica (condomínio), não é necessário explicar que ser conhecedor dessas técnicas será de grande valia para qualquer situação enfrentada.
Diante de algumas conhecidas tragédias neste sentido, faz-se necessário lembrar que toda a população condominial, pode e deve fiscalizar os equipamentos de incêndio existentes no condomínio tal como: extintores, mangueiras, hidrantes, porta corta fogo entre outros. Entre outros requisitos, a devida formação da Brigada de Incêndio possibilitará que o condomínio obtenha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
0 comentários