Playstore x
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.athos.Cordial
Applestore x
https://apps.apple.com/br/app/cordial/id1437161138
O condomínio no novo normal -

Os últimos tempos foram marcados por mudanças que podemos dizer que foram “radicais” na vida das pessoas ao redor do mundo, e grande parte dessas adversidades foram promovidas pela pandemia do COVID-19 e os condomínios precisaram se adaptar ao novo normal.


Com isso tudo podemos constatar dois panoramas distintos que estão claramente sendo vistos: o primeiro deles é que tivemos milhões de mortes, queda na economia mundial, muitas empresas quebraram, famílias ruíram, negócios fracassaram.


Ao mesmo tempo, apesar de tanta tragédia a qual nós sempre vamos nos lembrar com muito pesar, muitos negócios alavancaram dentro da pandemia.


Os mais antigos diziam: “onde se tem um problema, se tem mil soluções”.


Neste ditado popular podemos entender que se em um dia enfrentamos cinco problemas, teremos somente neste dia, mais de cinco mil oportunidades para resolvê-los, e assim podemos levar a vida com mais calma e tranquilidade!
Em um condomínio, no dia a dia do síndico e de seus moradores, esse “novo normal” não poderia ser diferente.
Assim surgiram novas maneiras de fazer gestão utilizando mais tecnologia, inovações, técnicas modernas para manutenção, e segurança com sistemas automatizados, gerando maior valorização do patrimônio e mais qualidade de vida!


Podemos citar alguns exemplos promovidos por este “novo normal” nos condomínios, tais como:

Assembleias dos condomínios
Antigamente, por mais que tivéssemos como realizar as reuniões dos moradores através de ambiente virtual, havia uma recusa enorme pela parte dos condôminos, que optavam pela reunião presencial, normalmente realizada no salão de festas do condomínio, sujeitando-se a todos os percalços promovidos pelo encontro, estivesse frio, calor, chovendo ou fazendo sol. Após a pandemia, os moradores se viram obrigados a se sujeitarem as novas tecnologias, e as reuniões passaram a ser conduzidas através da internet e cada um permaneceu dentro dos seus apartamentos, no conforto do lar, participando das assembleias on-line, alcançando do mesmo jeito os resultados necessários para as decisões democráticas para a gestão dos condomínios, e até mesmo com mais transparência, rapidez e facilidade.

Automação e sistemas de segurança
Durante a pandemia para cumprirmos o distanciamento social e isolamento os condomínios aceleraram os projetos de automação e portaria remota, transformando as portarias em postos monitorados por câmeras à distância e sistemas de alarmes com sensores, que promoveram, além de um barateamento no custo mensal do condomínio, mais segurança e conforto aos moradores.

Comunicação com os moradores
Antigamente os síndicos eram obrigados a imprimir cartas em papel aos moradores quando queriam realizar uma comunicação, denominadas circulares, tendo que colar a papelada nas paredes dos condomínios e nos arcaicos murais. Esteticamente era muito feio, muitas vezes expunham os assuntos internos do condomínio para visitantes e públicos externos, e em alguns casos não alcançavam os objetivos propostos: comunicar.

Informações financeiras na forma digital e o fim do papel
As enfadonhas pastas de prestação de contas em papel acabaram! Os fornecedores passaram a enviar as notas fiscais eletrônicas diretamente por e-mail, com seus anexos e boletos, e as administradoras quem recebem e pagam as contas. No dia seguinte, todos moradores tem acesso a tudo o que é pago e recebido pelo condomínio, e no final do mês todos moradores podem baixar as pastas de prestação de contas, na forma digital, contendo todos os documentos comprobatórios de receitas e despesas, extratos bancários, impostos e tributos, documentos do departamento pessoal, enfim, há uma transparência total, segurança na guarda de documentos, e agilidade no acesso à todas as informações financeiras, burocráticas e fiscais.

Convivência e relacionamento
As pessoas começaram a entender que o vizinho não serve apenas para dar bom dia, boa tarde ou boa noite, mas foi observado que em muitos casos, o vizinho pode ser o maior aliado no momento das dificuldades e em casos de emergência. As pessoas mais idosas que vivem em condomínios assistiram aos mais jovens se organizarem em grupos, para saírem para fazer as compras de alimentos e medicamentos. Os mesmos jovens que em algum momento “davam trabalho” no condomínio, passaram a ser os heróis!


Dessa forma, o novo normal passa a impor novos costumes e comportamentos, que mudaram o cotidiano dos moradores e vieram facilitar e melhorar tudo o que acontece dentro de um condomínio.


A maioria de nós fala na mudança que o mundo precisa e merece, mas se esquece que a grande mudança que esperamos começa dentro do nosso coração. Precisamos ser exemplos dessa transformação, e quando a gente muda, tudo muda a nossa volta.


0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *