Nos últimos dias troquei bastante experiências com colegas do setor condominial e com muitos síndicos, e uma questão foi bem debatida: grupo de moradores no WhatsApp em condomínio não está funcionando como deveria, e vou explicar o motivo:
O fato é que as pessoas continuam com foco no problema! Os moradores em condomínio não compreendem que quanto mais falarem do problema, maior ele ficará e nas discussões no WhatsApp só sabem criticar!
A comunidade condominial tem apenas uma missão: ajudar! Bem diferente de como estão sendo discutidos os assuntos nos grupos de WhatsApp em condomínios, pois em grande parte só sabem atacar.
“Os moradores devem ter consciência de que o poder não está no problema e sim na solução”.
Basta o morador se colocar no lugar do síndico, do conselheiro, do pessoal da administradora, do porteiro, do faxineiro e pensar que ao invés de criticar e apontar os erros, deve colaborar e dar sugestões para melhorias e por obrigação apontar soluções, é simples!
Um exemplo de situação no grupo de WhatsApp: “Bom dia vizinhos! Agora a pouco observei um morador estacionando o seu carro em uma garagem de visitantes. Seria educado um de nós avisá-lo e sugerirmos ao sindico instalar uma sinalização no local com a regra e que seria de muita valia um diálogo com nosso vizinho, lembrando-lhe de que ele está fazendo errado, para que ele sabendo de que não pode estacionar naquele local, volte a ficar em dia com suas obrigações, liberando a vaga para os nossos visitantes quando chegarem”. Todos acham que é assim que acontece?
Tenho certeza que muitos que estão lendo este artigo irão dizer: “Até parece, a gente avisa o cara e ele voltará a deixar o carro lá do mesmo jeito”. Focando no negativo novamente. Se for uma pessoa do bem, certamente não retornará mais com o carro, mas se for uma pessoa que gosta de transgredir regras, o correto, depois de uma conversa mal sucedida, é alertar o sindico e dessa forma solicitar uma notificação, e se não for cumprida, aplicar uma penalidade baseada nas regras do condomínio.
Para cada erro temos mil soluções e se cada morador quando verificar uma deficiência no condomínio, rapidamente dar seu apoio e uma ajuda para se alcançar uma melhoria, percebam como seria bem melhor a vida no condomínio? O foco é a solução!
Acontece que os moradores passam o tempo todo criticando, buscando o chamado “pelo em ovo” e ficam apontando somente as deficiências, como se todos não pudessem errar, e só ele fosse a perfeição do planeta!
É nesse momento em que a transformação de gatinhos em leões acontece: o morador atrás de seu teclado poderoso, consegue encontrar forças para atacar de uma forma cruel e até mesmo desleal em muitos casos, criticando o sindico de forma violenta (o leão), e quando encontra-o pessoalmente nas dependências comuns, sequer olha-o nos olhos (o gatinho).
Quero com este artigo fazer um alerta: precisamos todos pensar mais em servir, ajudar, elevar as pessoas antes de destruí-las. É importante e imprescindível que antes de sair atacando, primeiro devemos entender os motivos que levaram a tomar algumas decisões e dialogar, mas acima de tudo, tentar se colocar no lugar do outro, no lugar do sindico, ou até mesmo no lugar do seu vizinho.
É chegada a hora de fazermos uma grande reflexão e nos colocarmos mais como moradores servidores, entendermos que o condomínio é uma comunidade e um bem de todos, onde é preciso agir em prol da coletividade, sair da zona de conforto e do “eu” e começar a pensar mais em “nós”.
Se o seu condomínio tem um grupo de WhatsApp, e se por ventura um problema seja apontado, comece por você a escrever uma solução! Imagine se todas as agressões fossem trocadas por uma sugestão? Se o foco for de realmente melhorar a qualidade de vida de todos, os grupos serão canais para as pessoas se apoiarem, encontrarem um caminho para que o condomínio se transforme em um ambiente cada vez melhor, mais seguro e valorizado.
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