É inquestionável que nos últimos anos nos deparamos com os impactos causados por conta do avanço tecnológico em todos os mercados.
Com a chegada da Pandemia, grande parte das áreas/profissões, que até então eram vistas como imutáveis, sofreram também grandes mudanças e com isso um avanço enorme da tecnologia no mercado Condominial.
No mercado condominial não é diferente, cada vez mais o digital, o remoto, toma à frente dos mais variados processos, desde procedimentos como Segurança, Portaria a Prestações de Contas até Assembleias Condominiais.
No caso da Portaria ou Segurança remota, o controle dos acessos de moradores e visitantes, recebimento de correspondências, entre outros, acaba sendo gerenciado por operadores à distância ou até mesmo pelos próprios moradores (quando portaria autônoma).
Todo monitoramento é realizado através de câmeras que reproduzem as imagens na central da empresa contratada para a prestação dos serviços, estes dão todo respaldo caso haja algum movimento/atitude suspeita no condomínio.
Quanto à Prestação de Contas, pensar que a tecnologia ainda não promoveu mudanças nesta área é completamente equivocado, uma vez que cada vez menos percebemos a necessidade daquelas imensas pastas de prestação de contas impressas e encadernadas, que por conta do volume e espaço que ocupam, ao longo do tempo acabam trazendo mais dores de cabeça aos condomínios do que qualquer outra coisa, inclusive por mau armazenamento, o que acaba deteriorando as mesmas.
Hoje em dia está tudo disponibilizado de forma digital, o que facilita muito consultas e análises, e extingue certos problemas que são inerentes às pastas impressas.
Já em relação às Assembleias de Condomínio, que até então eram realizadas de maneira presencial, com a chegada da pandemia notou-se a importância da realização destas de maneira online, ou até mesmo de forma híbrida (onde os condôminos participam tanto de maneira física quanto online), movimento que vem sendo cada vez mais aderido com o passar do tempo.
Estes exemplos mostram de forma resumida o avanço da tecnologia no mercado condominial num curto período, deixando claro que quanto mais resistências houverem em relação a estes avanços, mais problemas haverão para o condomínio e condôminos.
0 comentários