Playstore x
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.athos.Cordial
Applestore x
https://apps.apple.com/br/app/cordial/id1437161138
Síndico, Quem pode ser e o que é necessário? - Saiba tudo sobre.

Viver em coletividade pode ser um desafio para muitas pessoas, e a situação é ainda mais delicada quando falamos de um coletivo onde todos são “donos do pedaço”: o Condomínio.
O dia a dia de um condomínio abrange as mais diversas demandas que vão desde a gestão de pessoal, passando pela constante manutenção necessária das áreas comuns, a garantia do cumprimento de regras e até mesmo o zelo pela boa convivência entre os moradores. É uma tarefa que exige não somente conhecimentos técnicos para otimizar a gestão do empreendimento, como também requer um perfil diplomático e até mesmo político da pessoa responsável por toda essa gestão: o Síndico.
De acordo com o Código Civil, qualquer pessoa maior de idade, capaz de exercer o cargo, morador ou não, pode se candidatar a síndico. A eleição só é vedada para residentes que estejam inadimplentes com suas obrigações condominiais.
Mas muito se engana quem pensa que o estereótipo do síndico hoje continua sendo aquele que era visto como um morador voluntário que, normalmente, por não mais exercer atividade profissional, se dispunha a assumir a gestão do condomínio. Aliás, hoje em dia ‘Síndico’ é profissão!
A realidade atual, ainda mais num contexto de pandemia, o qual vivemos atualmente, exige um alto nível de profissionalização do síndico que vai se deparar com muitos questionamentos e demandas de um corpo de condôminos altamente exigente em razão do grau de informação disponível nos mais diversos meios midiáticos.
Vale ainda ressaltar que o síndico responde civil e criminalmente por seus atos ou omissões.
Uma vez que viver em coletividade é um desafio para muitas pessoas e que gerir um patrimônio comum (de todos) considerando suas obrigações administrativas, operacionais e legais, além disso gerenciar os conflitos de interesses zelando pelo bem comum e pela boa convivência, diante disso tudo temos que admitir que ser síndico não é pra qualquer um!


0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *